PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Perícias Judiciais e o papel do perito são abordados em palestra na OABMT

12/03/2015 18:03 | Direito Bancário e Securitário
Foto da Notícia: Perícias Judiciais e o papel do perito são abordados em palestra na OABMT
    As perícias judiciais sob a ótica do Poder Judiciário e o papel do perito na análise técnica das relações jurídicas foram temas de palestras promovidas pela Comissão de Direito Bancário e Securitário da OABMT nesta quarta-feira (11 de março), em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESAMT) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT). Os palestrantes foram a juíza estadual Helena Maria Bezerra Ramos e o especialista Fernando Abrahão. 
 
img     O secretário-geral da OABMT, Daniel Paulo Maia Teixeira, representando a diretoria, cumprimentou as mulheres na pessoa da juíza estadual Helena Maria Ramos pelo mês da mulher. Ele elogiou o trabalho dos membros da CDBS, pelo empenho e atuação junto à Ordem, em especial, para oferecer capacitação de alto nível para os profissionais do Estado. 
    
    O presidente da CDBS, Evandro Cesar A. dos Santos, ressaltou que a ideia de promover o evento surgiu do contato com a magistrada sobre a existência do banco de peritos do TJMT e que tem facilitado muito o trabalho tanto dos profissionais da advocacia, como dos membros do Judiciário. Também estavam presentes o vice-presidente e secretário-geral da Comissão, Romeu Nunes e Bruno Coelho, respectivamente, além de advogados, advogadas, estagiários e acadêmicos.
 
img
    
Perícia judicial
 
img
    A magistrada abordou, inicialmente, o Código de Processo Civil que prevê a perícia como uma das provas admitidas no processo, relatando o papel dos juízes em verificar os documentos e todas as provas dos autos. “Há fatos que não é possível o juiz analisar pessoalmente, como a causa de um acidente ou de um homicídio. Às vezes, é preciso ter alguém com habilidade técnica ou estudo científico para auxiliar na chegada de uma conclusão. O perito é um auxiliar da justiça e não pode se recusar a fazer o trabalho, respeitando as possibilidades de declinar da nomeação ou em casos de impedimentos e suspeições previstas no CPC”.
 
    
    Helena Ramos contou que houve processo em que demorou quatro anos para encontrar um especialista em genética de plantas para atuar em um processo e ressaltou a importância da colaboração de profissionais especializados em diferentes áreas que podem se inscrever no Banco de Peritos do Poder Judiciário criado por ela e aprovado pelo Pleno desde 2013. “Há necessidade de peritos nas áreas de química, engenharias, por exemplo. Nosso estado é eminentemente agrícola e precisamos de profissionais nessa área. Os processos passaram a ter mais celeridade desde que instalamos esse banco”, observou. A magistrada também falou de quesitos e quais as oportunidades de requerimento da perícia pelas partes, não apenas pelo juízo. 
 
Papel do perito
 
img
    Fernando Abrahão é diretor executivo da RBC Perícia e exemplificou com algumas ilustrações para demonstrar que o perito é o único profissional que pode verificar questões técnicas como a diferença de um fungo ou vírus ou de diferentes equipamentos. “É o juiz quem faz a nomeação do profissional perito. Os assistentes técnicos vão fazer papel de auxiliar das partes nos processos, ajudar o advogado na defesa daquilo que ele precisa, a tese que está construindo. O perito do juízo apresenta o laudo no prazo fixado e o assistente técnico oferecerá parecer técnico no prazo de dez dias após intimado”, explicou. 
 
    
    O especialista sublinhou que a prova pericial é uma das mais importantes dos autos e há necessidade de apontar quesitos porque o perito precisa entender o que as partes e o juízo querem que seja respondido no processo. “Hoje é possível fazer análise química da caneta de um documento, da tinta de impressora para verificar se houve alteração. A utilização de equipamentos modernos hoje também pode complementar os exames técnicos científicos”. 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp