OABMT lamenta o falecimento da ex-presidente da Comissão de Infância e Juventude Rosarinha Bastos

08/04/2015 08:00 | Nota de pesar

img    A diretoria da OABMT lamenta com profundo pesar o falecimento da advogada e ex-presidente da Comissão de Infância e Juventude da Seccional, Benedita Rosarinha de Arruda Bastos, na noite desta terça-feira (7 de abril), vítima de câncer. “Rosarinha viveu lutando intensa, generosa e voluntariamente pelo bem estar de crianças e adolescentes. Rodou esse estado todo palestrando e atuando efetivamente no combate à violência de toda sorte perpetrada contra meninos e meninas. Fará falta”, lamentou o presidente Maurício Aude. O velório está ocorrendo na Capela Santa Rita, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (8) e o sepultamento será às 16h no Cemitério do Porto.

Rosarinha Bastos foi presidente da CIJ desde a gestão do então presidente da OABMT, Francisco Faiad (2003-2009) até a atual gestão, quando se afastou por problemas de saúde. Em todos esses anos lutou bravamente contra a violência infanto-juvenil, a pedofilia, a exploração sexual de crianças e adolescentes e também representou a Ordem em diversas instituições e ações como na elaboração dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, no Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência, no Fórum Estadual de Combate e Erracdicação ao Trabalho Infantil (Fepeti).

À frente da Comissão lutou pela criação de uma Vara Especializada na Justiça Estadual voltada para os processos de violência perpetrada contra crianças e adolescentes; organizou eventos reunindo operadores do Direito e profissionais de diversas áreas para promover a multidisciplinariedade nas ações em defesa dos meninos e meninas; era representante da Ordem na Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

A advogada também foi membro da Comissão Nacional da Criança, Adolescente e Idoso do Conselho Federal da OAB, do Fórum Estadual da Defesa da Criança e Adolescente, conselheira municipal; da Câmara Temática da Criança e Adolescente (Revipaz); atuava em projetos com a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros; promoveu diversos concursos de redação em municípios do interior alertando para a prevenção à violência infanto-juvenil, entre outros.

A diretoria da OABMT estende seus sentimentos e profundo pesar aos familiares e amigos enlutados.

www.facebook.com.br/oabmt