25/05/2015 16:25 | ALMT
Foto da Notícia: Comissão de Infância e Juventude da OABMT participa de entrega de prêmio sobre adoção
    A presidente da Comissão de Infância e Juventude da OABMT, Tatiane de Barros Magalhães, participou nesta segunda-feira (25 de maio), da solenidade de premiação do V Concurso de Redação com o tema "Adoção" na Assembleia Legislativa. Alunos de escolas públicas e privada de Cuiabá e Várzea Grande também estavam presentes no evento promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa de Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com a Sala da Mulher da ALMT. Nesta data é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Adoção. img

Tatiane Magalhães compôs a mesa e ressaltou a importância da Ampara na vida de milhares de famílias que buscam o sonho de ter uma família e um filho. “Ressaltei que a adoção é um ato de amor, comprometimento, responsabilidade, quebrando preconceitos e barreiras existentes até hoje na nossa sociedade. A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente priorizam os direitos e garantias das crianças e adolescentes, quais sejam o direito à educação, saúde, lazer, escola, moradia, enfim, direitos e garantias fundamentais que não cabem somente ao Poder Público assegurar e sim a toda sociedade em geral”, observou.

A advogada lamentou o caso da criança encontrada no lixo semana passada em Rio Branco e colocou a CIJ e a OABMT à disposição nessa luta a favor da vida, “onde é preciso agilizar o processo da adoção e acabar de vez com os preconceitos, pois já avançamos, mas ainda temos muito a avançar”.

De acordo com a fundadora e voluntária da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, o concurso de redação é uma forma de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da adoção. “De 2009 até o ano passado, a Ampara já atendeu quase 15 mil pessoas, tanto as pretendentes à adoção, quanto às já famílias adotivas”, afirmou.

Os prêmios foram entregues para as melhores redações de cada série: do 6º ano, aluna Ana Clara do Nascimento (Colégio Salesiano Santo Antônio); do 7º ano, aluna Maria Eduarda Pinho (Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Penha França); do 8º ano, aluno Paulo Sérgio (Colégio Máster Júnior), e do 9º ano, aluna Sofia de Souza (Colégio Salesiano São Gonçalo). Este ano, participaram do concurso dez escolas: Escola Municipal Rural de Educação Básica Nossa Senhora da Penha França – Coxipó do Ouro, Escola M. E. B. Marechal Cândido da Silva Rondon, Colégio Alicerce, Coração de Jesus, Colégio Master Júnior, Escola Chave do Saber, Escola Cooperar, Escola Nova Pedagogia, Colégio Salesiano Santo Antônio e Colégio Sesi Escola. (Com informações da ALMT)

Seminário na OABMT

A presidente da Comissão da Infância e Juventude da OABMT convida para o Seminário Jurídico que ocorrerá na próxima sexta-feira (29 de maio), no plenário da Ordem, com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro (RJ), Savio Bittencourt, pai por adoção e autor de vários livros. O tema será “Avanços da Lei 12.010/2009 e seus desafios”, onde também confirmaram presença a desembargadora corregedora do TJMT Maria Erotides Kneip Baranjak, e a juíza da Vara de Infância e Juventude Cleide Bispo.

“Estão convidados advogados e advogadas, estagiários, acadêmicos de direito, enfim, sociedade em geral que se identifica com a adoção, sendo que os alunos receberão certificados de presença”, finalizou.

www.facebook.com.br/oabmt