CPI que investigará violência sexual tem apoio de Comissão

18/05/2011 14:00 | Crianças e adolescentes

A investigação de denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes pela recém aprovada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) tem o apoio da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso. A presidente da CIJ, Rosarinha Bastos, participou de uma reunião para tratar do assunto no último dia 10 de maio, no gabinete do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa, deputado Emanuel Pinheiro (PR).

Rosarinha Bastos salientou que a abertura da CPI vai trazer visibilidade àqueles que, na sociedade, permanecem invisíveis. “Para alavancar os trabalhos da CPI e da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Emanuel Pinheiro, assino em baixo e me coloco a disposição”, pontuou.

A CPI foi aprovada no último dia 28 de abril. “Vamos trabalhar juntos com a sociedade para combater essas práticas criminosas que além de destruir famílias, mata o sonho dessas crianças”, frisou o deputado.

Também participaram da reunião o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Atila Calonga, a coordenadora do Centro de Controle de Enfrentamento Homofóbico, Cláudia Carvalho, e a coordenadora da Comissão Interestadual do Centro Oeste de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Dilma Camargo.

O inspetor Calonga apresentou um levantamento de pontos vulneráveis nas rodovias federais de Mato Grosso. “Os casos virão a público e conseguiremos fazer justiça às vítimas de abuso, exploração e pedofilia. A CPI vai ser como uma lente de aumento para a sociedade”, destacou. De acordo com Cláudia Carvalho era necessário apoio político para abraçar a luta, “por que as crianças e adolescentes estão cada vez mais entregues à violência sexual, seja pelo abuso, exploração ou pedofilia”.

O próximo encontro será dia 31 de maio, onde planos de trabalho, estratégias, levantamentos técnicos, índices específicos dos casos serão apontados para inicio dos trabalhos da CPI.

(fonte: Assessoria de Imprensa dep. Emanuel Pinheiro)