PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Organização de suporte às atividades dos migrantes será oficializada nesta quinta-feira

10/05/2016 14:47 | Responsabilidade Social
Foto da Notícia: Organização de suporte às atividades dos migrantes será oficializada nesta quinta-feira

img    Com cerca de três anos de existência, a Organização de Suporte das Atividades dos Migrantes no Brasil (Osamb) será oficializada na noite desta quinta-feira (12), durante assembleia geral no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

    Desde que chegaram a Cuiabá, ainda na condição de refugiados, os haitianos e migrantes vindos de outros países se deparam com uma série de dificuldades no dia a dia, mesmo com seus direitos reconhecidos.

    Foi a partir do debate e da discussão desses desafios e da vontade de mútua de colaboração que nasceu a organização. O haitiano Duckson Jacques, que até então vem conduzindo a entidade, conta que quando chegou ao estado, a primeira expressão brasileira que teve que aprender na prática foi “se vira”.

    “Vamos ter que nos organizar, se não ficaremos perdidos”, pensou. Assim desde 2013 um grupo de haitianos reúne-se todos os domingos com uma pauta de desafios que, infelizmente, mesmo com o passar dos anos, não diminui.

    No entanto, para ganhar força e se tornar, de fato, uma entidade civil sem fins lucrativos, com poder de representatividade, a Organização precisava se estruturar juridicamente. Por meio do vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, e do advogado membro da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, o projeto pode se tornar realidade.

    “A OAB-MT entende que essa responsabilidade social é de todos: da sociedade, das entidades de classe. A OAB tem essa função legal, constitucional inclusive”, ressaltou Ferreira.

    No início do mês passado, o grupo reuniu-se com o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, para dar início ao processo de formalização jurídica da organização. A partir daí, surgiu a proposta da criação de uma rede de sustentação do migrante, oferecendo serviços diversos nas áreas dos direitos humanos, trabalho, moradia, segurança, saúde, educação.

    Agora, a Osamb realizará sua primeira assembleia-geral para aprovação de estatuto e eleição da diretoria que será composta não apenas por representantes haitianos, mas também de nacionalidades africanas que enfrentam as mesmas dificuldades e estará aberta a todos os migrantes que vivem em Mato Grosso.

    Mesmo após o processo de oficialização, a OAB-MT permanecerá como entidade apoiadora da organização, auxiliando com orientação jurídica e na defesa dos direitos dos migrantes.

    O evento contará com apresentações culturais que demonstram a integração dos povos na nossa Capital. A noite contará com apresentação do trio Henrique, Pescuma e Claudinho; Cena Onze, Abel Dy Anjos e da banda haitiana Godsingers.

    Aberta a toda a sociedade, a solenidade de oficialização da Osamb acontece na próxima quinta-feira (12), a partir das 18h30, no auditório da OAB-MT.

Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp