21/05/2018 13:33 | Acesso à justiça
Foto da Notícia: Presidente da OAB-MT destaca atuação essencial da Defensoria em inauguração da nova sede

Foto: Chico Ferreira/ZF Press

img Para levar o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, o presidente Leonardo Campos participou, na manhã desta sexta-feira (18), da inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado, em Cuiabá. Na ocasião, reforçou a importância de, a partir das novas instalações, o órgão retomar a expansão de sua atuação no interior do Estado e, desta forma, garantir o acesso à justiça à população hipossuficiente.

“A Defensoria, enquanto ente essencial à administração da justiça, conta com todo o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. Precisamos, a partir de agora, com o novo espaço, retomar e reabrir as unidades da Defensoria que foram fechadas no interior. A Defensoria é a advocacia daquele que está à margem na sociedade e tem apenas um suspiro de esperança através de um defensor por seu direito”, comentou Leonardo Campos.

O presidente mencionou haver o compromisso do atual governo de equacionar os problemas financeiros e orçamentários da Defensoria Pública e retomar seu crescimento no interior. Em seu discurso, lembrou que os quadros da Procuradoria Geral do Estado foram incrementados, “mas não como um elemento de despesa, mas sim como um investimento na defesa de nosso maior patrimônio”, comparou.img

Leonardo Campos dirigiu-se ao governador Pedro Taques e pediu: “da mesma forma, esperamos essa sensibilidade para que possamos equacionar os problemas da Defensoria, retomar a sua ampliação no Estado e universalizarmos a Defensoria”, acrescentou. O presidente compareceu à cerimônia de inauguração acompanhado da defensora pública e conselheira estadual da OAB-MT, Juliana Salvador.

Hoje, atuam em Mato Grosso 190 defensores públicos. Conforme o governo do Estado, o déficit é de 55 profissionais para que haja ao menos um profissional atuando em cada comarca de Mato Grosso. “A Defensoria é muito importante para a consolidação da democracia. É uma conquista a mudança para este prédio novo. Estamos trabalhando para que os núcleos que foram fechados possam reabrir e superarmos o momento de dificuldade”, declarou o governador.

O defensor-geral de Mato Grosso, Silvio Jefferson Santana, agradeceu o trabalho de parceria realizado entre a OAB-MT e a Defensoria Pública. “Saiba que nós, da Defensoria Pública, sabemos que, defensores e defensoras, temos que trabalhar harmonicamente com a OAB e temos consciência de que a defensoria dativa não pode deixar de existir. Agradeço ao senhor de público o apoio incondicional que tem dado à nossa Casa”, discursou.

A atual sede da Defensoria Pública de Mato Grosso está cedida pelo governo federal ao Estado pelo período de 20 anos. No local, funcionava o Tribunal de Contas da União, no Centro Político Administrativo. A Defensoria ainda manterá alguns serviços, como a Corregedoria, nas antigas instalações e atenderá também em outra unidade, localizada na avenida Rubens de Mendonça.