Comissão de Infância e Juventude da OAB-MT participa de evento sobre escolas militares

16/04/2019 15:10 | Educação

imgA Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) integrou o Simpósio “Escola Estadual Militar Tiradentes – Expansão pelo Interior do Estado: Conquistas, Avanços e Desafios”, ocorrido em 2 de abril. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Polícia Militar, contou com a palestra da presidente da Comissão, Tatiane Barros Ramalho.

A advogada falou sobre os aspectos legais da gestão militar no contexto atual. Ela relembrou o histórico da criação das unidades, que já são oito em Mato Grosso, criadas por um decreto de 1986 e alterado em 2000. “Estas escolas possuem conceitos de disciplina e hierarquia, o que acho importante, em especial na primeira infância, quando se molda a criança para o futuro”.

Para Tatiane, os resultados alcançados pelas escolas militares nas diversas avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com médias superiores a escolas públicas comuns, acentuam o desejo de muitos pais em matricularem seus filhos nas unidades da Escola Tiradentes. “Ela prepara cidadãos para o mundo”.img

Na mesma linha, a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explicou que a pasta vem trabalhando em parceria com a PM e o Corpo de Bombeiros para a melhoria na qualidade da educação. “Nosso objetivo é buscar uma educação que atenda a necessidade de qualidade na educação, ou seja, de buscar que as nossas crianças tenham realmente a proficiência necessária, conforme preconiza o artigo 205 da Constituição Federal, que é a ‘Educação é um direito de todos e é um dever do estado, da família e da sociedade civil organizada’”.

Também participaram do simpósio, além de Tatiane e Marioneide, a subsecretária de Fomento das Escolas Militares do Ministério da Educação, tenente-coronel Márcia Amarilio da Cunha Silva, o comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Wesney de Castro Sodré, parlamentares, integrantes do Conselho Estadual de Educação e membros das comunidades escolares das Escolas Tiradentes.

Assessoria de Imprensa OAB-MT