Presidente da CIJ aborda exploração sexual em entrevista

02/05/2011 13:00 | Crianças e adolescentes

A presidente da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Benedita Rosarinha de Arruda Bastos, foi entrevistada na última sexta-feira (29 de abril) pela emissora de rádio CBN, de Cuiabá. Os assuntos discutidos durante a entrevista foram relacionados aos serviços e a importância das parcerias que a comissão vem firmando em prol de melhores condições de vida e saúde para crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande e, em especial, às formas de exploração sexual  de crianças e adolescentes.

“As perguntas foram interessantes e bem elaboradas, principalmente sobre abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ressaltamos que a Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT faz parte do Comitê Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual e que muitas ações serão realizadas em defesa do tema”, informou.

A presidente da CIJ aproveitou a oportunidade para divulgar a agenda deste ano para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescente, que começará em 11 de maio, no auditório da OAB/MT.

Ainda durante a entrevista, Rosarinha Bastos informou que a CIJ está trabalhando com o concurso de redação e desenho "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes", em parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal e que em junho deverá ser firmada parceria com o município de Poconé e demais localidades da região do Pantanal.

“Tiramos dúvidas a respeito do perfil do abusador, do explorador e do pedófilo, além de esclarecermos que o governo do Estado deve concluir as obras do Centro Sócio Educativo de Várzea Grande até dezembro deste ano e, com isso, espera-se que a parte velha do Centro Sócio Educativo de Cuiabá seja demolida”, destacou.

Por fim, a presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT informou que serão empossados 256 concursados e que a comissão fará parte do processo de capacitação desses novos profissionais a partir de nove de maio, ministrando o Módulo do Sistema Nacional Sócio Educativo (Sinase).

www.twitter/com./oabmt