Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MT manifesta preocupação com hospital universitário e zoo da UFMT

17/07/2019 14:20 | Nota Pública

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados Do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) vem a público manifestar sua preocupação com a situação do zoológico e do hospital veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As duas áreas muito importantes da instituição foram afetadas pelo corte no fornecimento de energia elétrica, ocorrido na terça-feira (16).

Com a interrupção no fornecimento de energia, o hospital veterinário, que contribui de forma significativa à comunidade, teve que ser desocupado às pressas e os animais que ali estavam internados, levados para a casa de seus donos ou para outras unidades. Além do hospital, causa preocupação a situação dos animais que vivem no zoológico da instituição, recentemente transformado  em um Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas).

A comissão lamenta profundamente que a situação envolvendo uma instituição pública e uma concessionária de serviços públicos tenha chegado a um ponto tão grave. Até porque, os danos emergentes causados a estas vidas e a anos de trabalho em pesquisas científicas são infinitamente superior aos valores cobrados pelo fornecimento, multas e juros por conta dos atrasos nos pagamentos.

ZF Press