Concurso estudantil em Livramento sobre violência sexual já tem datas

26/03/2010 17:00 | Evento
    Será realizado no período de 19 de abril a 22 de maio, em Nossa Senhora do Livramento, o Concurso de Desenho e Redação sobre “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” e cujo objetivo é conscientizar e estimular os estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas dos municípios onde é realizado – o primeiro foi em Jangada –, através dos dois meios de comunicação, a criar mecanismos de autodefesa e também a denunciarem a prática de violência sexual contra crianças e adolescentes nos centros urbanos e na zona rural. O concurso é promovido pela Comissão da Infância e Juventude da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso. A comissão da OAB tem como principal parceiro a Polícia Rodoviária Federal no Estado e que tem realizado um combate sem tréguas a violência sexual contra crianças e adolescentes, através de um mapeamento dos pontos mais críticos nas rodovias de Mato Grosso.

No último dia 17 a presidenta da Comissão Temática da OAB, Rosarinha Bastos, e o inspetor Calonga, da PRF, reuniram-se com a professora Tânia Mara, coordenadora da “Escola que protege”, da UFMT, ultimando os detalhes sobre o concurso em Nossa Senhora do Livramento. O papel da escola da UFMT é justamente proceder o estudo científico nos trabalhos apresentados, bem como do questionário socioeconômico preenchido pelos estudantes, uma inovação em relação ao concurso pioneiro realizado em Jangada. Na semana passada, Rosarinha esteve em Livramento participando de uma reunião, ocasião em que foram constituídas as diversas comissões que vão trabalhar no evento, aprovado o regulamento do concurso e definidas as datas para sua realização.