PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Março de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

Voos mais altos: conheça a trajetória do advogado que custeou faculdade pintando aviões

27/08/2020 16:10 | INSPIRA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Voos mais altos: conheça a trajetória do advogado que custeou faculdade pintando aviões

Foto: Acervo pessoal

img    Inventariando o passado o advogado Luiz Arruda Custodio se emociona ao revisitar a rota que percorreu. De tempos em tempos, o profissional da advocacia que custeou a faculdade pintando aviões, dá voos cada vez mais altos. 
 
    De origem humilde, morava em uma pequena casa localizada numa rua de chão batido do bairro Costa Verde, na cidade onde nasceu, Várzea Grande. Ia à faculdade de bicicleta, mas hoje, orgulha-se de ter seu próprio escritório. 
 
    Foi aos 13 anos que ao lado do pai, começou a pintar aeronaves em hangares no aeroporto Marechal Rondon. “Como minha mãe era dona de casa, com meus ganhos passei a ajudar a sustentar a casa". 
 
    Aos 16, por sugestão do pai, fez o vestibular para o curso de Direito, na UFMT, mas por pouquíssimos concorrentes, não entrou. “Para não ter que esperar mais um ano para prestar vestibular, optei pela Univag, onde tinha ficado em 3º lugar. Já em 2003, transferi para a Fausb, onde fiquei até o final do ano”. 
 
    Sem condições financeiras para continuar, não lhe restou outra saída, se não, trancar a faculdade. “Mas consegui retomar no ano seguinte, graças ao dono da empresa Oliveira Táxi Aéreo, que me deu oportunidade, só assim pude pagar a faculdade e continuar ajudando em casa”, relembra. Vale ressaltar, hoje ele virou advogado da mesma empresa.  
 
    Não foram anos fáceis. Acordava às 5h e saía às 18h. Ia direto para a faculdade. “Os ônibus demorariam mais tempo para chegar à faculdade. E então, eu ia de bicicleta para chegar mais rápido”. 
 
img    Em 2007, enfim, conclui a graduação. “Foi um ano especial. Além disso, me casei com minha esposa Luana, que hoje também é advogada. Em 2008, fiz a prova da OAB e fui aprovado de primeira”. Hoje, os dois também compartilham o escritório e os cuidados com os filhos Luiz Henrique, de 6 anos e Luccas Vinicius, de 1.
 
    “Em 2008 tive a alegria de pegar em mãos a tão sonhada carteira da OAB. Como todo inicio, foi difícil, pois ganhava muito pouco por estar recém-contratado. Então, de segunda a sexta trabalhava no escritório e aos finais de semana com o oficio de pintor”.
 
    Ou seja, mesmo com diploma de advogado e carteirinha da OAB, por um ano teve que trabalhar como pintor, até que as coisas melhorassem no escritório que trabalhava e assim, pudesse de vez deixar o ramo da pintura. Foram os advogados Edilson Lima Fagundes e Mauro Bastian Fagundes que lhe deram a primeira oportunidade. “Só me desliguei em 2012, quando abri o escritório junto com a advogada Edneia Gonçalves”.
 
img    O seu exemplo de superação e amor ao Direito inspiraram não só a irmã mais nova, Pamella - que atua em Santa Catarina -, como também, a esposa Luana – recém-graduada – e o irmão, que está no início da graduação. 
 
    “Esses anos têm sido maravilhosos. Estou tendo oportunidade de realizar sonhos que jamais imaginei em realizar”, se emociona ao olhar para trás e observar tantas mudanças. 
 
Contribuição à Ordem 
 
    Além de colher as vitórias do dia a dia, Luiz também se dedica à advocacia, se empenhando voluntariamente. Por três anos atuou como advogado dativo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Seccional Mato Grosso. Em 2016, foi presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção de Várzea Grande e atualmente, é secretário-geral, ao lado da presidente Flavia Moretti. 
 
    “A OAB tem me ensinado muito. Me traz muito conhecimento. Tenho grandes sonhos ainda a realizar e sei, que debaixo da Graça de Deus, ao lado da minha família e perante a profissão que escolhi exercer, realizarei todos”. 
 
img    O advogado Luiz Custodio está entre os mais de 28 mil advogados e advogadas de Mato Grosso, que, com bravura, compromisso e ética, ajudam a sustentar os pilares do estado democrático de direito. Ele é um dos homenageados pelo projeto Inspira Advocacia, criado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para valorizar aqueles que fazem sua história. 
 
 
 
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp