PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Fevereiro de 2021 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 # # # # # #

Notícia | mais notícias

OAB-MT leva pleitos da advocacia à nova diretoria do TJMT

22/01/2021 13:40 | REUNIÃO INSTITUCIONAL
Foto da Notícia: OAB-MT leva pleitos da advocacia à nova diretoria do TJMT

Foto: Arquivo

imgA tradicional reunião institucional de membros da nova gestão do Tribunal de Justiça com a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) ganhou formato virtual em tempos de pandemia. Foi com essa observação que a presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas iniciou o encontro realizado nesta quinta-feira (21). 
 
Os membros da OAB-MT se colocaram à disposição para somar à nova gestão e também expuseram os principais pleitos da advocacia, com o principal objetivo de garantir celeridade na prestação jurisdicional. 
 
Sendo assim, o presidente Leonardo Campos pediu a retomada do Agiliza Alvará e solicitou informações sobre o funcionamento do TJ diante do retorno de comarcas à primeira fase do plano de retomada. A digitalização total dos processos físicos e andamento do concurso para novos juízes também foi alvo do seu questionamento. 
 
Estavam presentes a vice-presidente da OAB/MT, advogada Gisela Cardoso; o secretário-geral-adjunto da Ordem, Fernando Figueiredo; e o diretor-tesoureiro da OAB/MT, Helmut Daltro
 
Fraternidade e respeito mútuo
 
“Queremos agradecer essa primeira reunião. É assim que iniciamos uma relação, que a Ordem espera, seja muito próxima e aberta. Para que juntos, respeitadas as competências, possamos dialogar em prol do pleno funcionamento do Poder Judiciário, da distribuição e acesso à Justiça”, pontuou no início da reunião. 
 
“Nossa expectativa é maior ainda porque a desembargadora é oriunda dessa casa e sofreu na pele as agruras que a advocacia sofre em seu esforço diário”. 

img

Ele aproveitou para convidar a diretoria para participar da primeira Sessão do Conselho Pleno da OAB-MT, que será realizada virtualmente no dia 25 de fevereiro, com a participação de conselheiros estaduais, federais e ainda, presidentes de subseções. 
 
Por sua vez, Maria Helena agradeceu e disse que é importante estar atenta aos anseios de advogadas e advogados de todo Estado, pois “a OAB-MT é caixa de ressonância da sociedade civil”. A seu lado estavam a vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro e o corregedor-geral de Justiça, José Zuquim Nogueira.
 
 
O presidente da OAB-MT retribuiu e disse que a Ordem está à disposição, inclusive, para colaborar na edição de provimentos, a partir da observação e vivência cotidiana da advocacia. Principalmente, face à pandemia. 
 
“Nosso objetivo é estar em sintonia. Importante ver essa fraternidade e respeito mútuo”. Maria Helena convidou a Ordem a ingressar no comitê estratégico que busca meios para reduzir os impactos da crise sanitária. 
 
 
Funcionamento do Judiciário 
 
Leonardo pediu a sensibilização da nova diretoria para busca de alternativas que garantam o atendimento presencial nos prédios do Judiciário. 
 
“Precisamos rever os mecanismos, para atender o público e principalmente, a advocacia. Esse é um meio de subsistência. Reconhecemos a produtividade do Pode Judiciário, mas precisamos encontrar meios para garantir o atendimento presencial.”
 
img
 
A decisão sai eficazmente, mas até que o oficial de Justiça cumpra o designado, leva-se tempo, segundo Leonardo. “O processo não anda. Muitas audiências dependem do presencial, como as criminais. Precisamos construir uma fórmula juntos.”
 
Maria Helena se comprometeu a pensar estratégias para o atendimento de advogadas e advogados. 
 
Digitalização de processos
 
Leonardo questionou o andamento da virtualização dos processos físicos. “Precisamos de um cronograma para saber quando estarão 100% virtualizados”. 
 
A presidente Maria Helena disse que estão finalizando a virtualização de todos os processos  e que espera conclui-la em 120 dias.  
 
Caso a crise evolua, Maria Helena adiantou que é possível que o sistema de carga via drive thru seja retomada. “O advogado fará o requerimento e via agendamento, seu processo estará disponível”.  
 
Leonardo Campos observou que com o futuro ingresso da OAB-MT no comitê estratégico, a advocacia pode auxiliar no aprimoramento das práticas. 
 
Alvarás 
 
O presidente da OAB-MT também ressaltou que com a suspensão de prazos em processos híbridos e o atendimento por canais virtuais dificulta a emissão de alvarás. Por esse mesmo motivo, pediu que a nova diretoria retome o canal Agiliza Alvará. 
 
“Via e-mail a advogado ou advogado mandava para a OAB o número do seu processo com alvará pronto para expedição. E assim, a OAB mandava para a corregedoria que fazia a ponte com a Vara, com o magistrado (a) e o alvará era expedido. Em um segundo momento encaminhávamos para o Banco do Brasil e ele creditava direto na conta do advogado”, relembrou. 

img

Leonardo ressaltou que o e-mail foi suspenso, mas que o canal se mostrou muito eficiente. O corregedor-geral, José Zuquim Nogueira disse ao presidente da OAB-MT que já foi informado a respeito desse recurso, mas que antecipadamente, já havia recomendado prioridade aos alvarás. “Estamos avaliando a possibilidade de retomar e tão logo a advocacia terá uma resposta”.
 
 
Concurso Juízes
 
Por fim, Leonardo Campos indagou sobre o andamento do concurso para juízes. Maria Helena explicou que esta é uma das prioridades da nova gestão. “Está já na fase final. E o nosso foco principal é o primeiro grau.”
 
Segundo a desembargadora, a disputa entre os candidatos que constantemente entram com ações questionando o processo, o torna complexo. “Mas será resolvido no menor tempo possível e os novos juízes vão suprir as deficiências do interior”.
 
Também participaram com da reunião com a OAB-MT, os juízes auxiliares da presidência, Paulo Márcio de Carvalho e Adriana Coningham; os juízes auxiliares da Corregedoria Christiane Neves, Aristeu Vilella, João Thiago Guerra e Eduardo Calmon; e o juiz auxiliar da vice-presidência do TJ, Edson Dias Reis, além de servidores do Judiciário.
 
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp