PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Ciclo de palestras sobre educação e trabalho infantil terá participação de Comissão da OAB/MT

14/10/2011 15:29 | Ciclo de palestras
A presidente da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Rosarinha Bastos, participará do I Ciclo de Palestras sobre Educação e Trabalho Infantil, desenvolvido pelo curso de pedagogia das Faculdades Integradas (ICE) e ocorrerá no período de 17 a 20 de outubro.
 
O evento se insere no conjunto de políticas que objetiva implementar a Lei nº 11.525/2007, que acrescenta o § 5º ao art. 32 da Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 (LDBEN), para incluir conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes no currículo do Ensino Fundamental, tendo como diretriz o Estatuto da Criança e do Adolescente; fortalecer as ações do MEC junto aos sistemas de ensino e profissionais da educação para o enfrentamento ao trabalho infantil, em atendimento aos Planos Nacionais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil; e fortalecer as ações do MEC na promoção da educação em direitos humanos.
 
As palestras deverão contribuir para a sensibilização dos profissionais sobre a relevância dessa temática para a educação, promovendo debates qualificados que contribuam para que a sociedade - e os profissionais da educação em particular- revejam suas práticas pedagógicas mediante o acesso à formação e a informações que repercutam princípios afetos à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
 
Discussões – Pretende-se discutir a violência-social, institucional, doméstica e intrafamiliar em suas diversas formas, o que assume uma dimensão cada vez mais ampliada no cotidiano da nossa sociedade, e o papel da escola no enfrentamento a tais problemáticas. 
 
Entre as múltiplas formas de violência, as praticadas contra crianças e adolescentes exigem atenção prioritária do Estado, por inúmeros motivos, dentre eles, pela condição peculiar de crescimento, desenvolvimento e vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes. O trabalho infantil é uma destas violências que atinge crianças e adolescentes e dele decorrem, também, diversas outras consequências sociais, tais como a evasão e o fracasso escolar.
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt

 


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp