
Com o compromisso de combater a violência contra a mulher e qualificar a advocacia para atuar nessa frente, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), realiza nesta quinta-feira (3), às 8h30, o Curso de Formação em Atendimento Jurídico a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. A capacitação será gratuita e híbrida.
Inscrições aqui.
O curso tem como principal objetivo oferecer subsídios práticos e teóricos para uma atuação jurídica qualificada e humanizada. Serão abordadas técnicas de escuta especializada, orientações legais e estratégias para fortalecimento da rede de apoio às vítimas no Estado.
As palestrantes serão a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Thais Brasil; a conselheira federal da OAB-MT, Kamila Michiko; e a advogada criminalista e professora de Direito Jamille Adamczyk.
Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Querem Hapuque, a formação é voltada tanto ao acolhimento de advogadas que tenham sido vítimas de violência doméstica, quanto ao atendimento de casos na sociedade.
“Para atuar nessa área é preciso mais do que boa vontade. É necessário conhecimento das leis, das políticas públicas disponíveis, da rede de apoio e das barreiras históricas que ainda dificultam o enfrentamento da violência”, pontua.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressalta a urgência do tema e reforça o papel da Ordem na mobilização por soluções efetivas:
“É revoltante e triste constatar que, em pleno 2025, tantas mulheres em Mato Grosso ainda vivenciem situações de violência. Muitas delas acabam sendo vítimas fatais. Precisamos falar mais sobre isso, contribuir com respostas concretas e preparar a advocacia para agir com sensibilidade, preparo técnico e responsabilidade.”
A OAB-MT, por meio da CMA, vem ampliando, cada vez mais, as ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica, com foco na formação da advocacia, atividades em comunidades e realização de palestras em unidades de saúde e instituições de ensino.
--
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso