PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

OAB/MT apoia Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

10/06/2011 13:05 | Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

        A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, por meio da Comissão de Infância e Juventude, apoia o "Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil", que será comemorado no próximo domingo (12 de junho). A data é lembrada como um protesto contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas, em condições perigosas e frequentemente expondo suas vidas em risco.
 
        O assunto será abordado em todos os países e, no Brasil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), no qual a OAB/MT tem assento, através da Comissão da Infância e Juventude, lançou uma campanha para alertar a população brasileira sobre os riscos à saúde e ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes envolvidos nesta atividade.
 
        A campanha 2011 traz o tema “Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos” e destaca quatro das piores formas de trabalho infantil: doméstico, informal urbano (nas ruas), na agricultura (aplicação de agrotóxico) e no lixo.
 
        Para comemorar a data, haverá no próximo sábado (11 de junho), a partir das 7h30, no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), caminhada e apresentações culturais com os jovens e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Peti/MT).
 
        Estatística – Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Brasil possui hoje cerca de um milhão e meio de crianças e adolescentes exploradas no trabalho no campo. A maior concentração é no Nordeste, mas foram o Sul e o Centro-Oeste que apresentaram maior crescimento. A população de crianças no trabalho cresceu, por exemplo, 1,2 ponto percentual em Santa Catarina, que tem forte tradição em agricultura familiar.
 
        De acordo com o levantamento, o trabalho infantil cresceu 10,3%, na faixa etária de cinco a 14 anos, em 2005, comparado a 2004. O crescimento foi influenciado pelo aumento da mão-de-obra infanto-juvenil relacionada à subsistência e atividades não remuneradas tipicamente agrícolas. Segundo o IBGE, uma das possíveis causas é a crise da agricultura, principalmente no Sul.
 
         Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails monica.jesus@mte.gov.br ou lucia.rosa@mte.gov.br.
 


(Fontes: http://www.fnpeti.org.br e http://portal.mpt.gov.br)
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928

www.twitter.com/oabmt


Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp