Trabalhos da CIJ são divulgados a assistentes sociais

16/10/2012 17:44 | Interação
Foto da Notícia: Trabalhos da CIJ são divulgados a assistentes sociais
    Na tarde desta terça-feira (16 de outubro) a presidente da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB/MT, Rosarinha Bastos, apresentou à Revipaz (Rede Estadual de Superação da Violência e Promoção da Cultura de Paz), composta por várias entidades públicas e da sociedade civil, todos os trabalhos que vem desenvolvendo a frente da comissão nos últimos anos. A exposição foi uma forma de compartilhar ideias que visam à proteção da violência contra crianças e adolescentes em todo o Estado. A reunião ocorreu no Plenarinho da Seccional.

No início, a advogada informou os assentos da qual a CIJ faz parte (Conselho Federal da OAB, Fepeti, Revipaz, CEDCA/MT, Fórum DCA/MT, Jucemat), inclusive parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Coordenação de Pediatria do Hospital Universitário Júlio Müller.

img

“Neste local proferimos palestras para alunos de medicina, principalmente alertando sobre a possibilidade de diagnosticarem não apenas qual o tipo de ferimento das crianças, mas o porque e como ele surgiu. Isso é importante devido ao fato de que muitos desses atendimentos possam estar ligados a tipos de violência, os quais devem ser combatidos”, observou Rosarinha Bastos.

img
    A presidente da CIJ comentou que palestras sobre combate à violência contra crianças e adolescentes, exploração sexual, dentre outros temas, também são realizadas em escolas públicas e particulares de Cuiabá e do interior do Estado. Rosarinha Bastos lembrou da parceria com o Núcleo de Estudos da Violência e da Cidadania da UFMT, ocasião em que participaram do resultado da análise do material de um concurso de redação e desenho sobre violência sexual realizado em 2010.

Além disso, a advogada relatou os atendimentos feitos à sociedade na sede da OAB/MT envolvendo temas como violência doméstica, exploração sexual, ausência de vagas em creches, maus tratos em escolas, mau atendimento na área da saúde, guarda, tutela e adoção. Fora da instituição, citou os atendimentos no presídio feminino, centro socioeducativo, creches, Cisc’s, dentre outros locais.

Rosarinha Bastos informou quais as ações realizadas pela CIJ quando do recebimento de denúncias. “Encaminhamos aos conselhos tutelares, delegacias, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça, secretarias de Estado e municipais, Unimed, CRM, CEDCA e Conanda para as devidas providências”.

Por fim, as pessoas presentes na reunião elogiaram a advogada pela atuação, trocaram informações e ideias e tiraram dúvidas sobre os trabalhos realizados em todo o Estado pela Comissão de Infância e Juventude da OAB/MT.