Presidente da CIJ participa de reunião que propôs repúdio à PEC 33

06/12/2012 15:28 | Maioridade Penal
Foto da Notícia: Presidente da CIJ participa de reunião que propôs repúdio à PEC 33

Foto: Eugênio Novaes

img
    A presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT, Rosarinha Bastos, esteve nesta quarta-feira (5 de dezembro) no Conselho Federal, em Brasília, para reunião da Comissão Especial da Criança, do Adolescente e do Idoso da OAB nacional, da qual faz parte, demonstrando a preocupação com a Proposta de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal. Na ocasião, a advogada apresentou um amplo relatório da atuação CIJ nos últimos três anos.

O presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, endossou as preocupações. Ele condenou a ideia de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, prevista na PEC nº 33/2012, e reafirmou a posição da OAB diametralmente contrária. ”A criminalidade juvenil há de ser combatida em sua origem – a miséria e a deseducação; não será expondo jovens de 16 anos ao falido sistema penitenciário que se poderá recuperá-los”, afirmou.

A PEC 33, que tem como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, e foi duramente criticada na última reunião anual da Comissão Especial da Criança, do Adolescente e do Idoso, na sede do Conselho Federal da OAB sob condução da advogada Glicia Salmeron de Miranda. Um voto de repúdio à PEC, que voltará a ser apreciada na CCJ na próxima semana, deve constar do relatório da Comissão da OAB a ser entregue a Ophir Cavalcante e  seu sucessor, que assumirá a partir de 1º de fevereiro de 2013 após eleito dia 31 de janeiro próximo.

Para o presidente nacional da OAB, não será reduzindo a idade para a imputabilidade penal que se resolverá a questão da criminalidade e, muito menos, da situação de exclusão que marca a infância e adolescência no Brasil. “O problema tem raízes bem mais profundas, ligadas à miséria, à falta de educação, saúde, saneamento e trabalho para os cidadãos, não sendo correto pretender atribuir esse excessivo ônus às crianças e adolescentes infratores, mesmo porque são eles produtos do meio em que vivem", observou.

“Não se está aqui a defender a irresponsabilidade pessoal ou social”, prosseguiu. “A inimputabilidade – causa da exclusão da responsabilidade penal – não retira do adolescente a responsabilidade sobre seus atos delituosos. Ao revés, o sistema implantado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, faz esses jovens sujeitos de direitos e responsabilidades e, em caso de infração, prevê medidas socioeducativas, inclusive com privação de liberdade”.

Ante essas ponderações, Ophir disse que a expectativa da OAB é de que o Congresso Nacional não aprove a proposta de redução da maioridade penal.