PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 12ª SUBSEÇÃO DE NOVA XAVANTINA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Presidente da CIJ participa de reunião para tratar do sistema sócio-educativo no Estado

06/10/2011 13:40 | Infância e Juventude
A presidente da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Rosarinha Bastos, participou na última semana da primeira reunião de trabalho da Comissão Executiva Local do Polo I (Cuiabá), realizada no Tribunal de Justiça. A advogada é uma das integrantes da comissão e representa a OAB/MT no projeto que tem como objetivo obter apoio de instituições públicas e privadas da região na construção de unidades destinadas aos menores em conflito com a lei.
 
Nesse primeiro encontro houve breve explanação por parte do coordenador da comissão, juiz Jones Gattass Dias, titular da Vara da Infância e Adolescência de Várzea Grande, acerca das funções e dos objetivos traçados para a comissão e, em seguida, a indicação de um dos demais membros para secretariar outras reuniões que eventualmente possam ocorrer, sendo eleita a magistrada Célia Vidotti.
 
Foi criado um grupo de interação via MSN para facilitar a comunicação entre os membros da comissão, haja vista às dificuldades dos integrantes do grupo em se reunir devido às várias atividades que desenvolvem. Superado este ponto, todos passaram a apontar, de forma criteriosa, os problemas, as metas e as ações que podem ser realizadas.
 
Os problemas detectados foram espaço físico inadequado para internação; ausência de atividade socioeducativa na unidade de internação; infraestrutura deficiente na unidade; medidas de meio aberto sem efetividade e sem equipe, o que gera reincidência e sensação de impunidade; e falta de política de combate à drogadição, com destaque para a ausência de local de tratamento. Foram apontadas, inicialmente, algumas metas e ações de forma aleatória, como a implementação do Sinase na única unidade de internação existente; a construção de mais unidades; o fortalecimento das medidas de meio aberto PSC/LA; a viabilização de programas de convivência familiar/comunitária; a realização de contato com as prefeituras e câmaras municipais; as parcerias com ONGs, Oscips, OS, instituições religiosas e sociedade civil.
 
Ao final, restou ajustado entre os presentes que a comissão deverá trabalhar em três frentes, considerando o seu alcance local, ou seja, a sua maior proximidade e atuação com os municípios, bem como o fato de estar em fase de construção uma unidade de internação da Comarca de Várzea Grande. 
 
As frentes de trabalho foram definidas da seguinte forma: I – Prevenção - o que fazer para prevenir, como agir para evitar que os adolescentes entrem em conflito com a lei ou voltem a delinquir; II – Fortalecimento do sistema socioeducativo em meio aberto - de modo a ampliar e melhorar o cumprimento e a fiscalização das medidas aplicadas em meio aberto, quais sejam, a prestação de serviços à comunidade (PSC) e a liberdade assistida (LA); III – Combate à dependência às drogas - o que e como fazer para orientar e encaminhar adolescentes que são dependentes químicos.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp